CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

PRÓXIMOS PASSEIOS

O Coletivo Cidade e Memória propõe aos participantes de seus encontros no segundo semestre de 2019 um conjunto de atividades de visitações, caminhadas, experimentações, estudos e práticas artísticas que visam aliar o prazer estético à reflexão lógica concebidos como uma unidade indissolúvel, chamada pela civilização ocidental de pensamento. O prazer gratuito, embora necessário, se for expandido indefinidamente nos levará ao puro consumo das experiências do mundo como um bazar de excentricidades fúteis. Por outro lado, as indagações intelectuais puras sem serem irrigadas e alimentadas pelos sentidos e pelo confronto com a diversidade material do mundo nos conduzirão à ilusão, e à atitude de arrogância diante do outro. Ambas atividades isoladas e fragmentadas nos condenam à mais triste das condições: nos levam à ignorância.

 

Nos colocarmos diante dos objetos, dos edifícios, das pessoas e de suas narrativas, dos seres aos quais nos habituamos chamar “natureza”, sempre os indagando, procurando decifrá-los à luz dos discursos da filosofia, das artes plásticas, da história da arte e das ciências sociais, necessariamente aliados à observação daquilo que sentimos e percebemos no momento da nossa exposição a eles, tem sido o espírito que orientou as atividades do Coletivo Cidade e Memória desde sua criação, e que pretende se expandir a partir deste semestre. A cidade é o grande fenômeno a ser decifrado, e sua percepção assume vários sentidos além da imagem comum que nos vem à mente: a cidade é o lugar do entrelaçamento dos negócios humanos, e é neste lugar que qualquer forma de construção do sentido pode ocorrer, independente de sua dimensão física e espacial ou da importância que possa assumir (grande ou nula) como irradiador de cultura e civilização para além de si mesmo.

 

Propomos os seguintes passeios culturais aos interessados em participarem conosco da construção e da realização desse pensamento:

DSC_1029-5.jpg

17/08/2019

CIS Guanabara, Avenida Francisco Glicério, Fábrica de Chapéus Cury, Avenida Doutor Campos Sales e Museu da Cidade (antiga sede da Lidgerwood Manufacturing Company Limited, fundição instalada em 1884).

28/09/2019

Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária Central de Campinas) e Vila Industrial (primeiro bairro de origem operária de Campinas, procurando conhecer seu modelo urbanístico inovador, as Travessas Manoel Dias e Manoel Freire em seu interior, a  Paróquia e Igreja de São José e o antigo Curtume Cantúsio).

26/10/2019

Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A antiga Sesmaria e Engenho Fazenda Mato Dentro, fundada em 1806 e propriedade de Dona Maria Luzia de Sousa Aranha, a Viscondessa de Campinas, a partir de 1820, é a origem do Parque Ecológico atual.

30/11/2019

Mata de Santa Genebra. Além do passado relacionado ao Barão Geraldo de Rezende, nossa jornada se concentrará sobretudo nas trilhas da mata, seus recursos hídricos, sua flora e fauna, seu bioma e suas características que a definem como exemplo de floresta originária anterior à fundação da cidade de Campinas.