CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

O PÚBLICO E

  O PRIVADO NA   MODERNIDADE:


 

Estação Cultura e

Vila Industrial

28   /   09   /   2019

08:30 às 16:00

Campinas

O Coletivo Cidade e Memória pede desculpas a todos: decidimos adiar nosso passeio cultural previsto para o dia 28 de setembro. Tal decisão foi tomada porque, no início de setembro, o professor Renato Brolezzi (que teria participação importante na condução desse passeio cultural pela Vila Industrial) sofreu um descolamento de retina no olho esquerdo. Ele já realizou cirurgia e está bem, mas o processo de recuperação durará em torno de um mês.

Em breve, informaremos vocês se teremos condições de remarcar esse passeio cultural para algum sábado de outubro ou novembro deste ano, ou se teremos que planejá-lo para 2020.

Agradecemos o apoio e a compreensão de todos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Iniciaremos nosso passeio às 08h30 nos encontrando nas dependências da Estação Cultura Prefeito Antônio da Costa Santos (Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n°, Centro), antiga Estação Ferroviária Central de Campinas inaugurada em 11 de agosto de 1872 e transformada em complexo cultural exatamente 130 anos depois, em 11 de agosto de 2002. Após as apresentações gerais, assistiremos pequenos documentários que nos sensibilizarão para a realização de nosso passeio cultural.


Visitaremos os equipamentos e espaços remanescentes da grande estação ferroviária, local das conexões e trocas de informações e coisas que no passado constituíam a vida pública. 


Caminharemos em seguida pela Vila Industrial, primeiro bairro de origem operária de Campinas, procurando conhecer seu modelo urbanístico inovador, as Travessas Manoel Dias e Manoel Freire em seu interior, a  Paróquia e Igreja de São José e o antigo Curtume Cantúsio. Encerraremos nossa jornada propondo aos participantes uma conversa a respeito do que pudemos compreender no passeio.

*Com Renato Brolezzi 

**Foto de divulgação de Vinícius Cruz