CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

A PRODUÇÃo e

 A DESTRUIÇÃO 

NA  MoDERNIDADE:

 


 

Glicério, Fábrica Cury, Campos Sales e Lidgerwood

17   /   08   /   2019

08:30 às 15:00

Campinas

Iniciaremos nosso passeio às 08h30 nos encontrando no CIS Guanabara (Centro Cultural de Inclusão e Integração Social, situado à Rua Mário Siqueira, 829, Bairro Botafogo). Após as apresentações gerais, assistiremos pequenos documentários que nos sensibilizarão para a realização de nosso passeio cultural.


Propomos uma caminhada pelo Bairro Guanabara até o final do Centro de Campinas: começaremos no trecho final da Avenida Francisco Glicério, visitaremos o exterior da Fábrica de Chapéus Cury (inaugurada em 1920, desativada em 2012), analisaremos as transformações incessantes do espaço público incluindo o destino dado aos recursos hídricos existentes no passado naquela região. 


Chegaremos ao cruzamento com a Avenida Doutor Campos Sales, núcleo fundamental do processo de modernização da cidade. Ao chegarmos à Estação Cultura (antiga Estação Ferroviária Central de Campinas) visitaremos o local onde anteriormente localizava-se o Museu da Cidade (antiga sede da Lidgerwood Manufacturing Company Limited, fundição instalada em 1884). Encerraremos nosso passeio cultural em suas dependências, propondo aos participantes uma conversa a respeito do que estudamos e pudemos compreender na jornada.

*Com Renato Brolezzi

**Foto de divulgação de André Barone