top of page
Buscar
  • Foto do escritorColetivo Cidade e Memória

Projeto Encontros


Caros amigos e amigas, 

Gostaríamos de utilizar este espaço para compartilhar com vocês um projeto muito especial que está sendo elaborado pelos nossos grandes amigos  Isabelle Cedotti e Neto Leão: Projeto Encontros.

No Texto abaixo, a Isabelle explica mais sobre o projeto. Se tiverem interesse, recomendamos que leiam e apoiem esse projeto ousado e muito bonito, que acreditamos ser extremamente relevante para os tempos atuais.

"É um trabalho que tem como base a vontade de aprender: olhar, ouvir, interagir, estar perto.
Diante da vida que tem se apresentado, sentimos necessidade de parar um curso que ela parecia tomar, para voltarmos a aprender...
 Estamos indo perguntar para um grupo de pessoas de outra geração como têm vivido; como pensam as questões que se apresentam para o ser humano hoje  (e talvez sempre...). 
Esse projeto já começou e acontece sempre que paramos para escutar alguém com interesse! Eu e Neto fazemos isso com frequência...A partir de julho de 2019, porém, nossa dedicação será maior! Estamos deixando nossa casa e empregos no Brasil a fim de passar um ano visitando um grupo de pessoas e aprendendo com elas. 
O fio que tem nos conduzido para esse grupo de pessoas em específico é um autor que pensou a modernidade de maneira profunda e que compreendia o pensamento e a maneira de viver como coisas indissociáveis! Viveu com seus amigos e com eles construiu possibilidades de pensamento-vida.  Seu nome: Ivan Illich. Faleceu em 2002 e os amigos que uma vez estiveram ao seu redor estão hoje em diversos países. O que tem nos interessado sobremaneira é a preocupação desse pensador com o fato do ser humano ter se separado de si mesmo e dos seus pares. Estudou as instituições que estruturam a vida humana na sociedade moderna, e aponta nelas o caminho para o afastamento entre nós. Amizade, hospitalidade, fé, tempo de encontrar o outro, conhecimento que se constrói na amizade... aí parece morar a subversão possível para que a vida que temos em comum tenha beleza e força, e a possibilidade de cumprir as potências humanas (elas parecem significar maior harmonia com o meio a partir do momento que estabelecemos contato com nós mesmos e com o outro)!
É com pintura de retratos que vamos tateando esse instante do encontro. A pintura abre espaço e tempo para o ser humano ser... em sua complexidade se mostra e se esconde e aí compartilhamos o reconhecimento de que estamos vivos! 
Projeto Encontros - Projeto de pintura, aprendizagem e filmagem entre os amigos de Ivan Illich.
Visite a plataforma online: www.gazeproject.com/br Plataforma internacional (em inglês): www.gazeproject.com
Campanhas de arrecadação de fundos (uma nacional e uma internacional) para esse projeto estão acontecendo e vão se encerrar em 20 dias.
Vídeos e pinturas dos encontros já realizados estão disponíveis, por eles é possível entrar em contato com pensamento de Illich. Esta é uma pequena seleção de todo material coletado até aqui. O projeto pretende se estender no Brasil em conversas, exposições, escritos, grupos de estudos, plataforma online com conteúdo que for sendo produzido!"

Divulguem para amigos que possam se interessar em apoiar e acompanhar o desenvolvimento desse projeto!

Um grande abraço a todos,

Coletivo Cidade e Memória

45 visualizações0 comentário
bottom of page