
06 / 04 / 2019
08:30 às 17:00
Piracicaba
Dividiremos o passeio cultural em dois momentos complementares. Começaremos pela visita ao Centro Histórico de Piracicaba: Estação da Paulista, Centro Cultural Martha Watts, Catedral de Santo Antônio, Mercado Municipal de Piracicaba, Museu Prudente de Moraes.
Após o almoço, iremos para a Capela Monte Alegre. Em seguida, caminharemos pelo Engenho Central, às margens do Rio Piracicaba, não apenas a artéria vital que permitiu a fundação do povoamento em 1767 pelo capitão português Antônio Correa Barbosa como também o verdadeiro marco das identidades culturais da cidade.
De modo diferente das elites campineiras, em Piracicaba parece prevalecer em seus mandatários (não desde o início, mas ao longo de seu processo histórico) uma falta de pretensão quanto à hegemonia de seu poder econômico e cultural, capaz de instaurar uma “capital do interior do Brasil”. Mesmo assim, o orgulho de ter gerado um patrimônio cultural orgânico, assumidamente “caipira”, ao lado do surgimento e estabelecimento na cidade de muitos artistas plásticos eruditos ao longo dos séculos XIX e XX faz o escritor Cecílio Elias Netto escrever e publicar Piracicaba: a Florença Brasileira.
AVISOS:
Durante a manhã do sábado nos deslocaremos a pé pela região central da cidade; na parte da tarde nos utilizaremos de uma van (com capacidade para 18 pessoas) para a visita ao bairro Monte Alegre, a aproximadamente 12km de distância do centro. Os custos da van estarão cobertos pelo valor da inscrição, não serão cobrados pagamentos adicionais.
-
Atenção: a van tem capacidade limitada à 18. Preencheremos essas vagas repeitando a ordem cronológica das inscrições. Não nos responsabilizaremos pelo transporte daqueles que se inscreverem perto da data do evento e perderem a vaga na van.
*Com Renato Brolezzi
*Foto de divulgação de André Barone