CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

Fotos de André Barone

CAMPINAS

Da Cidade Planejada à Cidade Fragmentada

02   /   12   /   2017

Iniciaremos nossa jornada com o encontro de todos os participantes às 08h30 na Praça Carlos Gomes, no Centro de Campinas (Rua Irmã Serafina). Apresentaremos e discutiremos as principais questões propostas para o passeio cultural, organizadas a partir de duas perguntas: O que é uma cidade brasileira hoje? Seria sensato pensarmos sua organização espacial e suas hierarquias socioculturais tomando como base a oposição entre os conceitos de modernidade e pós-modernidade?

 

Caminharemos pela Avenida Dr. Moraes Sales até o Viaduto Miguel Vicente Cury, hoje sede do Terminal Central de Ônibus de Campinas. Percorreremos o Centro Popular de Compras e estudaremos sua organização. Em seguida visitaremos a antiga Estação Ferroviária (hoje Estação Cultura) e um antigo bairro operário da cidade, a Vila Industrial.

 

Após breve passagem pela Avenida Campos Salles, percorreremos a Rua Treze de Maio. Depois da pausa para a refeição, estudaremos outros centros de Campinas, começando pela rua Dr. Thomaz Alves. Iremos ao Centro de Convivência Cultural, no Bairro Cambuí. Nos deteremos na Rua Maria Monteiro, tornando perceptíveis as imensas diferenças entre os espaços públicos percorridos no passeio. Encerraremos nosso encontro estudando brevemente a Avenida José de Souza Campos (“Norte – Sul”).

Para ver o cartaz do passeio, clique

na imagem ao lado:

Design por 

Alexandre Lot