CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

1/29

Fotos de André Barone

CAMPINAS

17   /   03   /   2018

Iniciamos nossa jornada na Estação Anhumas. Após uma breve introdução ao tema, embarcamos no trem por volta das 10h e realizamos o passeio completo a bordo da locomotiva a vapor (Maria Fumaça) até a Estação de Jaguariúna.

 

O tempo completo totalizou três horas e meia, e 6 estações foram percorridas no passeio cultural deste dia: Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado, Carlos Gomes e Jaguariúna.
Terminado o passeio da manhã, nos deslocamos até a Estação Cultura, antiga Estação Ferroviária Central de Campinas.

 

Conversamos sobre as características principais da primeira modernização da economia e da sociedade campineira (e por extensão brasileira) entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, que teve no sistema ferroviário não somente seu signo como também seu principal eixo estruturante. Com esse sistema, embora incipiente em seu início, novas formas de sociabilidade se inauguram, novas relações trabalhistas, econômicas e sociais se impõem, emerge a possibilidade da existência do movimento operário e sobretudo instaura-se definitivamente a hegemonia do imaginário da máquina. Durante o percurso do passeio cultural, foram propostas práticas guiadas de desenho e fotografia. O intuito dessas atividades foi instigar o olhar e a sensibilidade gráfica dos participantes, para que, além de uma reflexão histórica, pudessem trabalhar outras formas de compreensão e percepção da paisagem explorada. 

Para ver o cartaz do passeio, clique

na imagem ao lado:

Design por 

Alexandre Lot