Fotos de André Barone
CAMPINAS
30 / 06 / 2018
Iniciamos nossa jornada no centro do Distrito de Joaquim Egídio, em frente à Igreja de São Joaquim e São Roque.. Conversamos sobre as origens da vila, que como Sousas deve sua existência à produção cafeeira de larga escala em suas fazendas, sobretudo às propriedades do Marquês de Três Rios, Joaquim Egídio de Sousa Aranha. Fomos, em seguida, à antiga estação do Ramal Férreo Campineiro (ativa entre 1890 e 1960), concluindo nossa narrativa a respeito da área urbana.
â
Nos deslocamos até a Fazenda Santa Maria. Visitamos sua sede histórica e igreja, conversamos sobre o ciclo do café, a arquitetura das fazendas e a própria paisagem.
Após o almoço, fomos à Usina do Rio Jaguari, na divisa com a cidade de Pedreira. Visita à usina histórica da CPFL, conversas sobre água, energia e recursos hídricos. O artista plástico Marcelo Moscheta propôs ao grupo atividades de desenho de observação da natureza, com aquarela, nas margens do Rio Jaguari (debaixo da ponte que o atravessa), utilizando-se a água do próprio rio.
â
â
â
Para ver o cartaz do passeio, clique
na imagem ao lado:
Design por
Alexandre Lot