CONTATO:

Tel: (19) 9 9924-8999 

Email: colcidme@gmail.com

CNPJ: 31.751.087/0001-62

Campinas - SP

1/36

Fotos de André Barone

SÃO PAULO

18   /   05   /   2019

Iniciamos a nossa jornada em frente à escadaria da Catedral de São Paulo (Sé) e iniciamos nosso percurso às 09h00 da manhã.

Analisamos a Catedral de São Paulo em seu exterior e interior, terminando com a visitação à sua cripta. Estabelecendo correspondências entre o discurso da história da arte e as percepções sensoriais dos participantes, constituindo desse modo um pensamento integral, propusemos a todos pequenos e rápidos exercícios de contemplação dos espaços visitados, atividades que se iniciaram na Catedral e foram sugeridas por artistas plásticos integrantes do Coletivo.

 

Visitamos, em seguida, o Pateo do Collegio, local do estabelecimento da primeira missão jesuítica que originou o povoamento europeu e cristão no aldeamento chamado depois São Paulo. 

 

Encerramos a jornada da manhã por volta das 13h00. Fizemos uma refeição (piquenique) em outro espaço do centro da cidade, ao lado do Pateo do Collegio: no casarão que abriga hoje a Casa da Imagem (antiga Casa Número 1).

A Rua Roberto Simonsen (antiga Rua do Carmo) abriga três importantes locais integrantes do Museu da Cidade de São Paulo, criado em 1993: a Casa da Imagem, o Beco do Pinto e o Solar da Marquesa de Santos. Visitamos todos eles após nosso piquenique. Além da importância particular de cada um, os percebemos como locais ativos de desenvolvimento de pesquisas em arqueologia urbana, conceito e prática que nos acompanhou ao longo de todo nosso passeio cultural.